Os ambientes das exposições estão organizados de forma a permitir a colaboração das pessoas a partir do acesso ao acervo tanto presencialmente quanto virtualmente. Assim, elas poderão:
Enviar testemunhos escritos, em vídeo, ou áudio acerca do que viveu ao lado de Maurice.
Compartilhar as mais variadas produções intelectuais realizadas em conjunto com Maurice para nossa documentação de memórias partilhadas.
Consultar o acervo e propor novas coleções para a reorganização das nossas estantes abertas.
Criar narrativas para as curadorias no ambiente expositivo.
Deste modo, tanto suas memórias vividas ao lado de Maurice quanto seus diálogos com sua obra escrita e o acervo material e intelectual, legado deixado por ele, serão mantidos, popularizados e serão alvos de novas reflexões, mantendo-se viva e atualizada, nos tempos de hoje.
Todas as contribuições, desde o compartilhamento de memórias afetivas e produção intelectual serão divulgadas neste ambiente virtual. Isso permitirá que elas sejam acessadas e compartilhadas em qualquer lugar do Brasil e do mundo.
Importante dizer ao visitante que a inauguração da exposição permanente está sendo realizada como um trabalho ainda em permanente construção. Por isso as pessoas não encontrarão inicialmente todos os artefatos do acervo catalogados no site. Estes estão sendo organizados e serão disponibilizados no tempo possível, voluntário, de seus organizadores.
Entendemos que esta não deveria ser uma razão para postergarmos sua inauguração, pois sabemos que todo o trabalho será sempre um processo em construção. Deste modo, você terá, a cada visita ao site ou presencialmente à biblioteca, sempre uma nova surpresa lhe esperando.
Faremos os esforços necessários para que os conteúdos sejam traduzidos ao menos para o inglês e para o francês. Para tanto, todas as contribuições de tradutores serão sempre muito bem vindas.
Para dar continuidade ao trabalho estamos em busca de novas formas de sustentabilidade para a exposição: recursos humanos, materiais e financeiros.